Peça: Dom Quixote - Uma Proposta Teatral Interativa

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Peça: Dom Quixote!


UMA PROPOSTA TEATRAL INTERATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA



      Visando o trabalho com o lúdico em uma tentativa de despertar o interesse dos pequenos estudantes pelo processo de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (Espanhol), nos dias 02 e 03 de outubro, o PIBID-Letras/Espanhol proporcionou uma experiência teatral sobre o Dom Quixote, um dos grandes - se não o mais renomado - ícone da Literatura Espanhola para as crianças que passam a estudar Espanhol na Escola Estadual Dr. Arlindo Silveira Filho - Alfenas/MG. 
          O texto foi escrito por Maciel Ferreira Rigoni, bolsista de ID do PIBID-Letras/Espanhol que sob a supervisão e orientação do coordenador de área Prof. Dr. Ítalo Oscar Riccardi León e a supervisora Prof. Andréia Rezende, além de todo o suporte e apoio dos demais pibidianos que atuam na escola. Buscou-se, portanto, utilizar mecanismos cênicos e lúdicos de uma apresentação teatral para que de modo interativo, os alunos já em seu primeiro contato com a Língua Espanhola se arriscassem falar algumas coisas básicas do idioma.

Abaixo, damos a conhecer o texto:





Imagens que ilustram o momento:


Personagens: ( Senhorio, Dono da estalagem; Dragão/Moinho de Vento; Narradora; Dom Quixote; Sancho Panza e Dulcinéia)




De acordo com Brown (2001), a linguagem desenvolve-se com mais eficácia durante a infância. Por isso, a apresentação foi calcada em objetivos que intencionavam trabalhar aspectos literários e linguísticos por meio de um processo cômico, lúdico e sobre tudo, interativo.

 Para Vygotsky (2003), as relações entre pensamento e língua são necessárias para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. A Linguagem, para além de uma expressão do conhecimento adquirido pela criança é, também, a existência de uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, que atuam de modo que um segue proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.


  O processo de aprendizado de línguas, precisa considerar a autenticidade do ambiente e o grau de afinidade entre seus integrantes, haja visto que são elementos essenciais para que o aprendiz sinta-se parte desse ambiente. Pensando nisso a peça teatral busca contemplar essas características que dificilmente predominam em salas de aula convencionais, instigando, de um modo mais efetivo o interesse pelos alunos no processo de aquisição que envolve o ensino de língua estrangeira (|Espanhol).


A crianção de um universo lúdico, proporcionado pela caracterização de personagens que contam uma história para os estudantes é concordar com a ideia de que “o ser humano só existe dentro do mundo e o mundo só existe dentro da linguagem”. (ORLANDI, 2003, p. 129).



 Segundo Jean Piaget, o Período Operatório Concreto (07 aos 11 anos), se configura no período em que as palavras assumem função primordial do processo do pensamento e a criança passa a ser mais comunicativa. Por meio desta concepção da teoria de Piaget (1996), podemos notar uma das razões para o ensino de língua estrangeira (Espanhol) nas séries iniciais do ensino fundamental.






Haja visto, que tais considerações teóricas, no que diz respeito a discussão sobre linguagem e desenvolvimento cognitivo, reforçam o quão capazes intelectualmente são as crianças para aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE), em particular o Espanhol. 

(As crianças que se sentiram  mais a vontade abraçaram os pibidianos (personagens) para demonstrar que gostaram da apresentação)





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