PIBIDIANOS


Sobre o PIBID Letras - Espanhol


O PIBID Letras - Espanhol tem como objetivo oferecer aos alunos de licenciatura em língua espanhola da Unifal-MG a possibilidade de integração com o seu futuro ambiente de trabalho, dando-lhes suporte para relacionar os conhecimentos teóricos e práticos do ensino do espanhol adquiridos na universidade à realidade escolar. Espera-se também propiciar-lhes recursos para que desenvolvam um olhar crítico sobre a prática docente, oferecendo-lhes subsídios para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e profissional, além de possibilitar que sejam pesquisadores dentro de sua área de conhecimento.

Quem somos?


Coordenadora




Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura hispano-americana, romance histórico contemporâneo e literatura de autoria feminina. Possui graduação em Licenciatura em Português/Inglês e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999/2001), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Letras/Literatura pela UNESP/Assis. Atualmente é professora adjunta em Literatura Espanhola e Hispano-americana na Unifal-MG.  


Supervisora



Jacqueline Lopes



Sou professora de Língua Espanhola, apaixonada no que faço! A vida foi me mostrando os caminhos, foi me apresentando palavras de um idioma antes desconhecido (agora um melhor amigo), foi me encantando com culturas, músicas e filmes... Sou, hoje, uma aventureira, buscando mais sonhos e lugares novos onde a Língua Espanhola vive e inspira... “La felicidad es interior. No depende de lo que tenemos, sino de lo que somos”. Pablo Neruda.


Atuais Pibidianos


Anna Lais Schtine


Meu nome é Anna Laís, curso letras na universidade federal de Alfenas, sempre fui muito apaixonada por idiomas e culturas diferentes e quando tive a oportunidade de começar a aprender o espanhol foi muito gratificante pra mim, pois a partir disso pude ter um contato maior com a língua, literatura e cultura. 
Sou muito feliz no meu curso e cada dia eu me apaixono um pouco mais.

Anna Luiza Sposito



¡Hola! Sou Anna Luiza, 20 anos, natural de Passos-MG, libriana, tenho muito amor por viagens, estudante do período de letras na Universidade Federal de Alfenas-Unifal. Escolhi esse curso pela tamanha paixão por literatura e escrita. Sempre me interessei pelo contato com outras línguas, outras culturas e aprender o espanhol tem sido uma experiência incrível. Sociedade dos poetas mortos está em meus filmes preferidos. "Desconheço que época estou, escrevo quem sou, acaso minh'época, seja o amor."

 Arthur Mayrink Da Silva 




Me chamo Arthur Mayrink Da Silva natural de Três Corações  cursando o segundo período de Letras-Espanhol na Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
Gosto de musica, leitura, filosofia e artes em geral.
Aprendo o espanhol com o objetivo de poder um dia estar em sala de aula como professor ensinando e ajudando o quanto puder.

Fernanda Bernardes


Graduanda em Letras Espanhol na Universidade Federal de Alfenas/Unifal e  em Direito na Universidade José Do Rosário Vellano/Unifenas. 
Apaixonada pelas ciências humanas, que se ocupam de todos os aspectos relacionados com o homem, sua cultura, história, crenças, sociedade e o rastro histórico que deixa no mundo.


Gabrielle Mathias



Meu nome é Gabrielle, tenho 19 anos e sou natural do interior de São Paulo. Cursando o segundo período de Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas. Leitora assídua, apaixonada pelo poder das palavras e pelas diversas culturas pelo mundo afora. Fã dos clichês e também do moderno, além de amante das tatuagens com boas histórias. Cantora nas horas vagas, ainda que elas sejam poucas, e escritora mesmo quando essas horas não existem.


Lais Brandao Gandolfi



Hola, ¿Qué tal? Me chamo Laís, tenho 19 anos, sou capricorniana com asc em câncer, e atualmente estou cursando o 4o período de Letras - Español na Unifal. Meu contato com a língua espanhola aconteceu desde o Ensino Fundamental, mas foi na faculdade que me apaixonei pelo idioma e pela cultura que o cerca. Sou grata pelas oportunidades que a vida tem me dado e por estar fazendo parte do programa incrível que é o PIBID, no mais “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade” Drummond.

 Luciele Fernanda




Olá! Meu nome é Luciele, tenho 19 anos. Estou no segundo período da graduação em Letras - Espanhol na Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. Escolhi o curso de Letras pelo amor a língua, cultura e educação. E estou cada vez mais apaixonada, porque o curso abre um leque de informações e curiosidades antes nem pensadas por mim. Acredito que a total entrega é resultado do amor que temos e construímos, em todos âmbitos da vida. Venho em busca de um sonho e, a partir dele, tentar buscar e criar novos outros. "Senta-se ao sol. Abdica E sê rei de ti próprio." Fernando Pessoa


Maria Carolina Meletti



Meu nome é Maria Carolina tenho 19 anos, natural de Poços de Caldas-MG. Graduanda de Letras- Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), cursando o segundo período. Apaixonada e curiosa pelo mundo das artes, buscando sempre aconchego dentre as páginas de um bom livro. Sonhadora incorrigível, acredito ainda no poder da educação e sua força para construir um mundo melhor. 
“Pies para qué los quiero si tengo alas para volar” Frida Kahlo


Rebeca Moreira 


Rebeca Moreira,19,mineira com passagens pelo MS e fronteiras,segundo período de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Alfenas,atriz amadora,tenho por hobbie a fotografia,amante de filmes,livros e revistas em quadrinhos e ouvinte assídua de músicas de velho(mpb),hermética,utópica,efêmera,inquieta,quer dizer demais e se engasga com as próprias palavras,tem um guarda-chuva para não se molhar no incômodo alheio e sente que nasceu no tempo errado,simplifica o complicado e complica o simples,enxerga o essencial além da visão física do ser.
Apaixonada pela língua espanhola por grandes influências dos próprios pibidianos em meu ensino médio na escola Dr. Emílio Silveira,a qual,hoje,atuo orgulhosamente como pibidiana também!
Tenho como objetivo não apenas na graduação acadêmica,mas também na vida,aprender e absorver tudo de bom que está ao meu redor.
Acredito em todas as formas de arte,elas são lindas se analisadas com olhos críticos.
Hasta Luego.

Ex-coordenador

Italo Oscar Riccardi León
Bacharel em Língua e Literatura e graduado em Castelhano (Licenciatura Plena) pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso do Chile (PUCV, 1982), titulação legalizada e reconhecida pela Universidade de São Paulo (USP, 1985). Fez Comunicação e Semiótica em nível de especialização na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1988). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP, 2003, conceito CAPES 6), sob orientação do Prof. Dr. Vojislav Aleksander Jovanovic na linha de pesquisa em linguagem e educação. Doutor em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (PÓS-LIT/FALE/UFMG, 2015, conceito CAPES 7), sob orientação da Profa. Dra. Sara Del Carmen Rojo de La Rosa na linha de pesquisa em literatura, outras artes e mídias, tendo sido bolsista do Programa Mineiro de Capacitação Docente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PMCD-FAPEMIG). Além de curtir a família, amigos e acreditar na formação permanente do homem, gosta muito de estudar a linguagem, literatura, arte e cinema hispânico; assistir programas culturais de televisão; visitar livrarias; manter contato com a natureza, caminhar, cozinhar, conhecer outras culturas e visitar países hispano-americanos.


Ex-Supervisores

Andreia Rezende

Sou professora de Espanhol desde 2013, já trabalhei em Curso Pré-Vestibular e escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental. Cada dia me surpreendo mais com os meus alunos e com essa profissão desafiadora. Também gosto de música, sei um pouco de flauta doce e canto. Me sinto realizada quando consigo unir minhas duas paixões, principalmente se for uma atividade intercultural. Afinal, aprender Espanhol vai muito além de saber vocabulário e gramática.


Kátia Franco

Um papo amigo. Café em boa companhia. Filmes que fazem chorar (nem que seja de rir!). Uma bela viagem.
Um livro que abrace. Um louvor que O alcance. Uma saudação de bom dia, boa tarde ou boa noite. Uma gentileza.... e mais!
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3155922709336795

Fabiane Freitas

Me formei em Bacharelado em Letras pela Unifal-Mg e estou finalizando a licenciatura na mesma instituição.  Desde o início da minha graduação me apaixonei pelo espanhol, pela cultura, costumes, literatura, música referentes ao idioma. Amo o México e por isso me dediquei a estudar a literatura mexicana (principalmente escritoras mexicanas) procurando (re)descobrir o fazer literário assim como as temáticas expostas pelas escritoras como Laura Esquivel, Rosario Castellanos, Marcela Del Río, Elena Garro. Em relação à livros, gosto (e também é tema das pesquisas) o tema “ Malinche”, figura histórica de bastante representatividade do México. Destaco alguns filmes ( é difícil escolher  “um” que eu goste mais) “La misma Luna”,  “Todo sobre mi madre”, “Elsa y Fred”. Sou curiosa, adoro fazer amizades e creio que o conhecimento é a melhor forma de liberdade que existe, o que nos  impulsiona a realizar sonhos e  o que permite as nossas escolhas.



Edvan Ferreira


Ex-Pibidianos


Aline Ariane Azarias 
Hello, sou Aline, fascinada por aprender novas línguas e culturas, curso o 7° período de Letras/Espanhol na Universidade Federal de Alfenas – Unifal/MG. Uma viciada assumida e incurável por seriados de todos os tipos, de super-heróis à Game Of Thrones. De Friends à The Walking Dead. Uma leitora ávida, que lê de tudo um pouco, e confessa ser apaixonada pelos livros/filmes da saga Crepúsculo. Amo música, sou bastante eclética e nunca saio de casa sem meu fone de ouvido. Adoro assistir filmes, principalmente aqueles que te fazem chorar muitooo, jamais conseguiria escolher um filme favorito, a cada momento de minha vida um filme especifico fica marcado na minha vida. Espero que quando formada possa fazer com que outros se apaixonem pela língua espanhola como me apaixonei. ¡Gracias!

Bruna Oliveira

Estudante do segundo período de Letras-Espanhol. Apaixonada por línguas. Ávida leitora. Escritora de guardanapos. Descobriu no curso novas formas de se relacionar com as palavras.

 

Carolina Alves
Estudante do 5º período de Letras/Espanhol, da Universidade Federal de Alfenas. Apaixonada por música, astronomia, cinema, teatro, literatura e psicologia. Introvertida, tímida e viajante de uma mente demasiadamente desgovernada e complexa. Escolheu letras por amor e o espanhol por sede de conhecimento (o que acaba sendo a mesma coisa).
Quanto a filmes, livros e músicas: São resultados de momentos, sempre haverá um novo triturando a alma e incendiando o coração. Escolher apenas um seria como renegar partes desse universo particular.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5329041843832615

Carolina Gomes
Caru Gomes, estudante de Letras pela Universidade Federal de Alfenas e curiosa incorrigível que se meteu no mundo das linguagens para desvendar mais de si e dos outros mundos ao seu redor. Escolheu a língua espanhola como ponto de partida para suas descobertas e, desde então, aventura-se pelo mundo hispânico, seus encantos e seus desafios.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4920162636738771


Lema: "El Diablo es Dios haciendo horas extras."

Fernanda Souza Fernandes

¡Saludos! Meu nome é Fernanda, estou no quarto período de Letras, sou apaixonada por idiomas mas o Espanhol tornou-se minha língua favorita quando comecei a ter mais contato com ela (Claro, depois da minha língua nativa). Amo ler, de tudo, mas novelas e contos me agradam mais. Sou apaixonada por música, aprendi a tocar violão sozinha, também gosto de compor. Meu gênero musical favorito é MPB, adoro programas tranquilos, malhar, praticar esportes e curtir a paz e a leveza que a natureza oferece.
http://lattes.cnpq.br/5398256800230131


Guilherme Assis

Sou o Guilherme, 18 anos, geminiano com ascendente em libra e lua em leão, natural de Poços de Caldas - MG, ator amador e estudante do primeiro período de Letras na Unifal. Aprender uma língua nova sempre foi algo que me interessou demais, por estar em constante mudança e mostrar muito sobre seus falantes. Aprender espanhol, especialmente, tem sido uma viagem incrível porque estou tendo contato com uma cultura que está tão próxima geograficamente, mas que era, até pouco tempo, distante de mim e porque tem me colocado em contato com uma literatura que até então eu não conhecia. Sou militante de alguns movimentos sociais e desde sempre acreditei que o mundo se tornará um lugar e mais justo para todxs quando uma mudança acontecer na educação e por isso resolvi cursar licenciatura, para poder fazer a minha parte nessa mudança. Acredito também que todas as artes em geral servem para lembrar o ser humano daquilo que ele mais tende a esquecer nos dias atuais: a humanidade. Por isso procuro sempre unir teatro, literatura e resistência pra fazer do mundo um lugarzinho melhor.

Meu filme preferido acho que é The Breakfast Club e livro é difícil escolher um, já que eles variam de acordo com o momento que tô vivendo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8862894326186566


Júlia Brito
Meu nome é Júlia, tenho 21 anos e estudo na Universidade Federal de Alfenas desde 2014. Meu livro favorito, hoje, se chama "Como água para chocolate", de Laura Esquivel - uma professora da faculdade me indicou o livro e gostei muito. Meu filme preferido também é um livro "As vantagens de ser invisível". Gosto muito do ensino de línguas e me sinto muito feliz onde estou. Bom, é isso!

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0669082637124318.



Letícia Matui

Estudante do 1º período de Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas e natural do interior de São Paulo. Cada dia mais apaixonada pelo curso que escolhi e pelo sul de Minas Gerais!
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952732333516586


Lidiana F. Gouvêa
Estudante do 7º período de Letras/ Espanhol, da Universidade Federal de Alfenas. Amante de qualquer tipo de coisa que envolver artes, música, culturas, pinturas, teatro, cinema, etc., extremamente tímida porém com ideias bem loucas as vezes, mas muito seria quando precisa e determinada. Minha paixão com a língua espanhola começou quando assisti a primeira oficina do PIBID, começando pela cultura mexicana e sua filosofia, depois fui conhecendo a pinturas de Frida Khalo, as músicas latinas e espanholas que sempre me cativaram com seus ritmos, sua literatura que cada vez mais vai modificando minha alma. Agora com o auxílio PIBID estou tendo o prazer de me formar uma docente da língua espanhola e passar todo o meu conhecimento com muito carinho para todos os jovens que estão ao meu redor, lhes propondo um melhor conhecimento de mundo.  
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2187020168357213

Lourenço Oliveira

 
Sou Lourenço, graduando em Letras - Espanhol na Universidade Federal de Alfenas. Pisciano com ascendente em câncer, fanático por Lady Gaga, apaixonado por arte e cultura pop. Meu filme favorito é "Vanilla Sky", remake de "Abre los Ojos" de Alejandro Amenábar e meu livro favorito é "O Pequeno Príncipe". Escolhi licenciatura em espanhol pelo sonho de ser professor e pela paixão em cultura latina.

Maciel Ferreira Rigoni


Estudante de Letras/Espanhol, 8º período da UNIFAL - MG.
Me interesso pelo ensino diversificado de língua. Utópico, acredito em um ensino menos estruturalista e mais funcional. Escorpiano de 24 anos, tenho facilidade com relações humanas, sou bastante comunicativo e amo expressões artísticas, sejam estas: cênicas, visuais ou plásticas. 
Livro: "Um encontro marcado - Fernando Sabino" esta obra em específico, me foi apresentada em uma época turbulenta e me foi muito útil fazer a leitura dela, já que me desvendei enquanto leitor e ser humano. Além, é claro, de não dispensar uma boa poesia!
Filme: "La piel que habito-Pedro Almodóvar " Esse filme, apesar de ser tido, por muitos, como um clichê do produtor e cineasta Almodóvar, é sem dúvidas um filme fascinante. Além da imensa qualidade de elenco e fotografia, o enredo e a forma a qual o tema foi abordado dentro do filme, é extremamente digna de apreciação.
ferreirarigoni@gmail.com; https://www.facebook.com/maciel.rigoni
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9245532846938826


Mariane de Brito Paschoal

Mariane de Brito Paschoal Estudante de Letras Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas, mineira do interior e apaixonada por esse estado maravilhoso. Acredito no poder de transformação da Educação Libertadora e espero nunca perder o amor e o calor no coração proporcionado pela vivência em sala de aula. “Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam” (FREIRE,1968).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8988044326185923


Melissa Fernandes

 Estudante do 6° Período do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal de Alfenas. Atualmente, trabalha como bolsista do grupo Pibid Espanhol e inicia um projeto de IC sobre o cantor e compositor cearense Belchior. Apaixonada por MPB e filmes nacionais, tem como cantores prediletos Chico Buarque de Holanda e Belchior (sem citar os outros grandes da música popular brasileira); tem como filmes nacionais prediletos "O Cheiro do Ralo"(2007) e "Tatuagem" (2010); no âmbito internacional, fica por conta dos clássicos DjangoUnchained (2013), Psycho (1960) e The Shining (1980). Admira muito a literatura hispano-americana e espanhola e clássicos da literatura universal.

Dentre seus títulos prediletos estão "O Processo", do Kafka; "Crime e Castigo", de Dostoievsky; "La Casa de Bernarda Alba", de Lorca; "Medeia", de Eurípedes e "Gota D'água" de Chico Buarque e Paulo Pontes.



Raquel Carolina

Cursando quarto período de Letras, sou de Belo Horizonte- MG. Filme preferido: Rei Leão. Livro preferido: Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Cursando quarto período de Letras, sou de Belo Horizonte-MG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5944377797175489


Renata Sousa
Olá! Meu nome é Renata, sou aluna do primeiro período do curso de Letras na Universidade Federal de Alfenas. Tenho 19 anos e gosto de tudo que seja intenso, assim como as palavras bem ditas. Amo os livros, os poemas e a música. Por querer união entre as pessoas, acredito que no constante aprendizado da vida a gente se depara cada vez mais com diferenças que devem servir sempre para nos aproximar. E como amante das línguas, deixo uma citação de Rita Chaves que muito me encanta: “Se similaridades podem nos aproximar, diferenças não precisam nos afastar. O encontro será mais sólido se o conhecimento ajudar a combater os preconceitos e outros fantasmas. E a literatura é um bom caminho.”
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4921550611426888

Rosana Souza

Sou farmacêutica por escolha de meu pai Antônio (in memorian) e estudante de Letras/Espanhol por paixão. Gosto muito de ler e sou ávida por conhecimento, motivo pelo qual voltei aos estudos após 12 anos no mercado de trabalho. Estou cada vez mais apaixonada pela licenciatura e pela língua e literatura espanhola, é como se tivesse nascido para isso!
Aprendi, depois de algumas adversidades, que a vida é muito curta para não vivermos intensamente, por isso, me esforço para aproveitar cada segundo e as oportunidades que me aparecem.

Richard Mariano

Estudante do terceiro período de Letras - espanhol pela Universidade Federal de Alfenas. Natural do interior de São Paulo, Descalvado. Ainda acredito na educação como fator transformador de uma sociedade, por isso estudo língua, por não ser algo estático e que diz muito de uma sociedade. Gosto da daquilo que é dinâmico, daquilo que me traga a sensação de movimento, e isso se reflete em meus gostos por livros e filmes, não gosto de escolher apenas um favorito sendo que o mercado editorial e cinematográfico sempre nos presenteia com coisas novas e fascinantes.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6770206986558441




Vitória da Silva Borotto

Graduanda do 6º período de Letras/Espanhol, adora Coca-Cola, Strogonoff e livros. Se descobre cada dia mais apaixonada pelo curso que escolheu, e o PIBID/Letras-Espanhol tem uma grande influência nessa paixão.

Livros: Trilogia de tragédia do Federico Garcia Lorca (La Casa de Bernarda Alba, Yerma e Bodas de Sangre).

Filme: Elsa y Fred.



Andréia Tomé
Viciada em café e em chocolate, apaixonada por livros (quanto mais velhos melhor (es)), flores e animaizinhos. Busco viver em um mundo a parte (de preferência em Urano – planeta da literatura). Curso Letras (Espanhol/Português) por crer que a Língua é poder e cada vez mais me convenço disso. Além de bolsista do PIBID, atuo como professora na Educação Básica na rede estadual e professora de Espanhol na rede particular. Assim como Borges, acredito que o paraíso seja uma espécie de livraria.

Filme: Elsa y Fred

Livro: Don Quijote (Miguel de Cervantes) e La vida es sueño (Calderón de la Barca)
andreia.f.tome@gmail.com; facebook.com/andreia.tome.12
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8015182250204624

Delô Ballesteros

Aprendi a falar espanhol antes de aprender o Português, porque meus pais são espanhóis. Mas se falar desde pequenino servisse para ensinar línguas, todo brasileiro poderia ser professor de Português. Por isso, resolvi estudar muito e vim fazer o curso de Letras. Hoje em dia é imprescindível se comunicar em outros idiomas e, como tenho muita dificuldade com o Inglês, saber o Espanhol me abre muitas oportunidades: são 21 países e 500 milhões de falantes do Espanhol. Dá pra conversar muito!!!


Livro: Crônica de una muerte anunciada (Gabriel García Márquez);
Filme: Como água para chocolate.
delo.ballesteros@gmail.com; facebook.com/deloballesteros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4062597299659654


Franco Cardenasso

Viva o Chile!
Livro: Lazarillo de Tormes (Anónimo)
Filme: [REC]
francocardenasso@gmail.com
facebook.com/franco.cardenasso

Larissa Araújo

Estou cursando o ​5​º período de letras/espanhol na UNIFAL-MG, tive o primeiro contato com a língua espanhola dentro da universidade e foi amor à primeira vista. Participo do Pibid desde o 2º​​ período do curso e, a cada dia, ​aprendo​​ mais des​s​e universo tão complexo​ apaixonate​​ que é a educação​ e tudo que o permeia​. Livro: ​(Autora)Clarice Lispector.

Larissa Borges

Ingressei no curso de Letras - Espanhol da UNIFAL-MG em 2013, sou bolsista do PIBID desde o segundo semestre do mesmo ano e, atualmente, atuo na Escola Estadual Dr. Napoleão Salles.
Sou do interior de São Paulo, especificamente da cidade de Aguaí e, antes de entrar na faculdade de Letras, meu objetivo profissional era trabalhar como comissária de bordo. Mas devido a alguns imprevistos não desenvolvi a profissão e resolvi começar a faculdade para conhecer novas culturas, estudar línguas e lecionar. Atualmente estudo o jornal como recurso didático no ensino de Espanhol.
Livro: Malinche (Laura Esquivel);
Filme: O labirinto do fauno, dirigido por Guillermo del Toro.
larissabborges@outlook.com; facebook.com/larissa.borges.3998

Mary Ribeiro
Sou aluna do 7° período de Letras - Espanhol na UNIFAL-MG. As áreas de estudo pelas quais mais me interesso são literatura e cultura. Atualmente tenho realizado projetos voltados para o ensino de espanhol pelo PIBID, do qual participo há cerca de um ano.
Livro: Obras de Pablo Neruda, poeta chileno com grande variedade de poemas engajados, mas que também escreve sobre temas como o amor e coisas cotidianas. Outras leituras que podem ser interessantes são as lendas e mitos dos povos indígenas como os Astecas e Maias, que possuem uma enorme riqueza cultural.
Filme: El Laberinto del Fauno; 
mr-mary11@live.com; facebook.com/maryevc2bjs
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6046301324369700


Meire Mohallem

Estou cursando o 7º período de letras/espanhol na UNIFAL-MG, e estudo espanhol há 3 anos. Me identifico mais com as disciplinas de literatura, sempre gostei mais de literatura desde o começo, mas também acho as outras disciplinas muito importantes. Comecei meu projeto de pesquisa sobre a relação da literatura e pintura através das obras de Rafael Alberti, artista espanhol.
Livro: O velho e o mar, de Ernest Hemingway, escritor norte americano, mas sua vida e obras tem intensa relação com o mundo hispânico (viveu na Espanha e em Cuba).
Filme: El espiritu de la colmena, de Víctor Erice, um filme peculiar que conta a vida de Ana, uma menina de 7 anos que, depois de assistir ao filme Frankenstein, fica impressionada. O filme faz alusões ao momento político da Espanha durante a ditadura de Franco, e é um belo e melancólico retrato da inocência e imaginação infantil. 
meire.mohallem@gmail.com; facebook.com/meire.mohallem

Priscila Navarro 
 



Estudante de Letras Português e Espanhol, amante de línguas, filmes, música, desenho e conectividade. Natural de São Paulo, Tapiratibense de infância e Mineira de coração desde 2011. Tenho vistas a trabalhar como professora de línguas ou na área de tradução e revisão. Amo o que faço, amo trabalhar com gente, amo gente!

Filme: Mar adentro (Alejandro Amenábar);

Livro: Las crónicas de Narnnia (C. S. Lewis);



                                                                Tariana Falciroli
                                                               

Sou Tariana, estudante do curso de Letras/espanhol, bolsista do PIBID - Espanhol e professora de espanhol do curso preparatório para o ENEM/ UNIFAL-MG. Dos livros que marcam a vida, não me esqueço quando ri e chorei lendo a história de Domitila no livro 'Si me permiten hablar', emoções que também pude sentir ao ver o filme 'O pianista'. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8136544577568506.

Thais Pereira Becker
''Minha vida me ultrapassa
Em qualquer rota que eu faça...''


Geminiana de ascendente em áries, louca por gatos e atleticana. Atualmente se dividindo entre as Letras e o Direito, recém encantada pela língua e cultura hispânicas e desconfiada que esse amor será duradouro.

Gabrielly Araújo

Gracieli Cristina de Oliveira
Hosana Aparecida Reis
Leonardo Souza Ferreira
 Lattes:

Luiza Elias
Luíza, 20 aninhos, apaixonada por literatura. Estudante assídua da língua e cultura espanhola. Sigo acreditando que ensinar é o melhor caminho para mudar o mundo. Alguns de meus interesses são viagens, livros, comidas, filmes. Atuo na Escola Estadual Samuel Engel junto com a professora supervisora Katia Franco.
Régis Monteiro Silva Luz





'Ojo':


Conheça outros ex-pibidianos e as atividades que foram desenvolvidas pelo PIBID Letras/Espanhol de 2011 a 2014 na primeira versão do blog.

0 comentários :

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 PIBID ESPANHOL | TNB