Oficina "O Quixote na Aula" - Maio, 2015.

0 comentários
No dia: 30/05 (sábado), o PIBID Letras/Espanhol ofereceu a oficina "O Quixote na Aula", ministrada no horário das 9h00 às 12h30 pela Profa. Valéria da Silva Moraes*.


A Oficina “O Quixote na Aula” foi desenvolvida por meio dos seguintes momentos:



A) Exposição:

1º. Apresentação das principais adaptações em português.
2º Conhecendo algumas adaptações em espanhol.
3º Mostrar algumas adaptações em HQs, filmes (apresentação de alguns materiais físicos)

B) História
4º Apresentação de alguns conceitos do século XVI e XVII (biografia de Cervantes, a Espanha de Cervantes).

C) Leitura
5º Leitura do episódio dos moinhos de vento explicando o porquê, retoricamente, é o mais lembrado pelas pessoas. Abordagem da questão ut pictura poiesis considerando o fato de que pode ser visto como um dos episódios mais plásticos da obra (*participação do Prof. Italo).

D) Produção
6º Produção (em dupla ou grupo) - desenhos, poemas, música, teatro etc.
7º Apresentação dos trabalhos.
8° Para finalizar, a professora Valéria exibirá slides e vídeos das produções de alunos do Ensino Fundamental sobre a recepção da obra cervantina visando que os presentes possam visualizar como os alunos trabalham com a recepção da obra a partir da leitura de uma adaptação.


*A professora Valéria Moraes fez bacharelado e licenciatura plena em Letras (Português e Espanhol) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em 2012, concluiu sua dissertação de mestrado pela mesma instituição na área de literatura espanhola com uma pesquisa sobre elementos cômicos, a partir de uma perspectiva poético-retórica, na obra El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes sob a orientação da Profa. Dra. Maria Augusta da Costa Vieira (FFLCH-USP).

Atua desde 2012 na docência superior na Faculdade Sumaré, em São Paulo e, desde janeiro, coordena o curso de Letras naquela instituição.

Desde 2013, atua na educação básica em cursos de Espanhol na área metropolitana de São Paulo. Desenvolve junto aos seus alunos o “Proyecto Quijote” no qual, a partir da leitura de uma adaptação da obra os alunos realizam um trabalho criativo sobre o livro cervantino.

A professora trabalhou durante cinco anos na área de publicidade com marketing digital e mídia social desenvolvendo projetos em todos os países latino-americanos.

A docente faz parte do grupo de estudos e pesquisa Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII (CNPq).



Para registrar esse momento, foram tiradas algumas fotos:






























Veja alguns dos trabalhos produzidos em decorrência dessa oficina.


Confira, também, alguns desdobramentos do projeto na escola em
Proyecto: "El quijote en la clase".

0 comentários :

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 PIBID ESPANHOL | TNB